quarta-feira, 15 de julho de 2009

CÚRCUMA (AÇAFRÃO - da - TERRA)


A Cúrcuma (Curcuma Longa) é originária da Índia e é conhecida também como açafrão-da-índia, açafroa, açafrão-da-terra, açafrão-de-raiz, falso-açafrão e gengibre amarelo. Planta herbácea de clima tropical quente e úmido, da família Zingiberaceae, produz rizomas carnosos, de coloração vermelho-alaranjada ou amarelo-alaranjada, e que encerram substâncias aromáticas.
O pó obtido pela moagem é utilizado como condimento e corante para alimentos. O corante amarelo-alaranjado denomina-se curcumina. Trata-se de uma planta não muita alta, com folhas largas e flores amarelas. É na sua raiz, de cor laranja-brilhante, que se encontra a concentração de seu aroma e cor. Depois de seca, a raiz é moída.
Muito empregada na culinária asiática, a cúrcuma é usada para colorir mostardas, manteigas, queijos, bebidas e conservas. Pode ser incluída no preparo de molhos, ensopados, peixes, crustáceos, aves, arroz, massas, risotos e pães.

A cúrcuma entra na composição do curry.
Um extrato de curcuma sem óleos essenciais mostrou resultados eficazes na redução da inflamação associada à artrite. O estudo foi efetuado pela Universidade do Arizona e foi publicado na edição de Novembro da revista científica Arthritis & Rheumatism.
Possui uma ação anti-séptica fantástica. É empregada no tratamento de feridas, úlceras de decúbito, machucados e ferimentos em geral devido à sua ação antiinflamatória e cicatrizante. É usada como antimicótico, em inflamações de articulações, no controle do colesterol estimulando a produção e eliminação da bile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário