domingo, 5 de setembro de 2010

Lasanha Surpresa

Essa lasanha é o xodó da minha irmã.

A idéia dessa lasanha veio por acaso. A idéia era variar do convencional a bolonhesa ou queijo.

Gosto de usar a massa de lasanha semi - pronta, pois coloco direto na travessa sem ter que cozinhar antes. Ela cozinha junto com os ingredientes.

Se usar a comum cuidado para não cozinhar demais, pois ela depois vai ao forno.

Os ingredientes :
500g de ricota (pode ser a comum ou a defumada), 2 potes de iogurte natural, 1 maço espinafre, 500gr de mussarela, 1 lata de atum light, molho de tomate (a sua escolha), orégano, pimenta, alho-poró, sálvia e sal a gosto.

Preparo:

Molho da lasanha: 1 pomarola grande, 1 lata de atum light, sal, uma pitada de açúcar, 1 colher de sobremesa de alho picado , 1 colher de sobremesa de azeite e orégano a gosto.

Refogue o atum no azeite, alho e orégano, junte o pomarola, sal e açúcar. Deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos.

A quantidade de molho vai depender do tamanho da travessa. Se você achar que o molho engrossou ou é pouco pode acrescentar água filtrada que baste. Reserve.

Corrija o tempero se necessário.

Recheio:

Eu costumo fazer em pirex grande, por isso uso 500gr de ricota, 2 potes de iogurte natural . Coloque no processador. Adicione o espinafre cozido e picado, sal, pimenta, sálvia, ou a erva que você preferir. Bata até obter uma pasta bem cremosa. Se 2 iogurtes não forem suficientes pode colocar mais ou substituir por creme de leite light ou normal.

Montagem:

No fundo do pirex eu coloco uma camada de molho, a massa, recheio, mussarela então começamos de novo com o molho. A camada final é massa, recheio, mussarela, molho e uma cobertura generosa de parmesão.

Se você quiser pode finalizar com uma camada de molho branco coberta por parmesão

Forno pré-aquecido a 180° por e deixar a lasanha cozinhar por 20 a 30 min. Como depende do fogão é melhor dar uma olhada às vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário