sábado, 16 de janeiro de 2010

Ghee - Manteiga Clarificada

Como preparar
Para você mesmo preparar o Ghee , use a receita a seguir. Se não puder preparar você pode comprar Ghee no Brasil sob o nome de manteiga de garrafa! Pois a manteiga de garrafa tradicional do Nordeste, de alguns estados como Piauí, Ceará e outros é a mesma coisa que Ghee! É o Brasil com suas influências remotas da Índia.

1. Coloque de 0,5 a 2,0 Kg de manteiga sem sal (cortada em pedaços) numa tigela inoxidável funda ou do tipo pirex de vidro (que vá ao fogo) e leve ao fogo baixíssimo. Não utilize alumínio. Cuide para que a manteiga não queime ou resseque enquanto estiver derretendo.




2. Nos próximos 30/40 minutos a água vai desaparecer (aproximadamente 20% da manteiga é composta de água).









3. A manteiga irá derreter e começará a formar uma espuma na parte superior.








Tire a panela do fogo e com a ajuda de uma colher (ou espumadeira), retire a espuma ("borra") após o derretimento completo da manteiga. Continue alternando esse processo de retirada da espuma (com o fogo aceso sempre no mínimo ou desligado).






4. Esteja atento para remover a panela do fogo assim que a "borra" tornar-se marrom no fundo da panela (senão o Ghee pode se queimar). Neste momento, você pode notar que o Ghee cheira a pipoca e também notará pequenas bolhas no Ghee subindo do fundo da panela.






5. Retire a panela do fogo. Retire a borra de cima do Ghee . Pode retirar com uma colher grande ou espumadeira, com muito cuidado para não misturar essa borra com a manteiga clarificada que está abaixo. Agora, coe o depósito do Ghee enquanto estiver quente, despejando-o numa tigela inoxidável ou tipo pirex. Para coar, use um tecido de algodão sobre um coador inoxidável. Você está coando para que a borra do fundo não entre no recipiente de guardar o Ghee . A borra do fundo é para ser dispensada pois é ela que contém as impurezas da manteiga. Nesse momento ele estará muito quente, por isto deve-se ter muito cuidado.

6. Passe novamente o líquido para a panela, deixe no fogo mínimo por mais alguns minutos e retire os resíduos finais (sempre tomando cuidado para não queimar, especialmente eventuais resíduos no fundo). Após o processo você terá um líquido dourado, claro, que é o Ghee.

7. O Ghee pode ser guardado em temperatura ambiente ou em geladeira em potes de vidro (pode ser os de conserva). Mais tarde, se o Ghee tornar-se sólido ao esfriar, aqueça-o levemente e ele voltará a ficar líquido. Depois de frio, o ghee deve ser guardado em recipiente fechado em lugar fresco, para que se conserve por muitos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário